Não divida seu treino de membros inferiores

Dividir o treino de pernas em dias separados para quadríceps, posterior e glúteo não é a estratégia mais eficiente e nem segura.

4/5/20251 min read

Por que não dividir?

Ineficiência: É quase impossível isolar completamente os músculos da perna. Exercícios como agachamento e leg press ativam vários grupos musculares ao mesmo tempo, inclusive o glúteo, muitas vezes até mais que o próprio quadríceps. Tentar isolar um músculo pode levar a trabalhar outros indiretamente em dias diferentes, causando um estímulo excessivo sem descanso adequado.

Segurança: O excesso de estímulo sem recuperação apropriada aumenta muito o risco de lesões musculares e tendinites, além de desgastar as articulações, especialmente os joelhos. Fazer variações de exercícios como leg press e agachamento em dias diferentes, com a intenção de focar em músculos específicos, muitas vezes acaba sobrecarregando os mesmos grupos musculares e articulações repetidamente.

A ideia central é que os músculos precisam de tempo para se recuperar e se adaptar ao estímulo do treino. Ao trabalhar os mesmos músculos em dias consecutivos, mesmo que indiretamente, você impede essa recuperação, prejudicando seus resultados e aumentando o risco de problemas.

A dica é repensar a forma de planejar seus treinos de perna, buscando uma abordagem que considere a ativação muscular integrada e permita uma recuperação adequada para um desenvolvimento mais eficiente e seguro.